É possível reverter a vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia que interrompe a circulação de espermatozóides produzidos pelo testículo, ao ligar dois canais que fariam esse transporte. Essa cirurgia, considerada um método definitivo, é usada como contraceptivo por mais de 30 milhões de casais em todo o mundo. O que acontece após a vasectomia é que o sêmen continua sendo produzido da mesma forma, mas  os espermatozóides encontram uma barreira ao seu livre fluxo, o líquido seminal não possui gametas, logo não é possível a fecundação. Importante ressaltar que o volume e as características físicas do ejaculado não mudam em nada após a vasectomia, apenas
Leia Mais

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata.

O câncer de próstata, por ser o mais comum tumor sólido que afeta os homens, é uma das doenças que mais envolvem tabus para a população e, com isso, existem diversos mitos sobre a doença, exames e tratamentos. Para auxiliar separamos alguns mitos e verdades sobre o câncer de próstata que muitos pacientes possuem dúvidas.
Leia Mais

Existe relação entre a vasectomia e a impotência sexual?

Estima-se que mais de 30 milhões de vasectomia já foram realizadas em todo mundo e só no Brasil, este o número pode chegar a 500 mil operados. Apesar de existir um número alto de procedimentos cirúrgicos, algumas questões se tornaram peças-chave na discussão sobre a realização da cirurgia que interrompe a circulação de espermatozoides no sistema reprodutor masculino. A maioria dos homens chegam aos consultórios com algum desconforto sobre tema, principalmente ligado aos efeitos colaterais.
Leia Mais